Diferencial

O Studio Oligoflora trabalha com a Estética Funcional para tratar as causas dos problemas estéticos e não apenas o problema superficialmente. Estamos no Conjunto Comercial Canoas esperando você. Fone:(51) 3059 5659 rs.canoas@oligoflora.com.br

terça-feira, 17 de abril de 2012

Controle a saciedade para reduzir uns quilinhos

Controle a saciedade para reduzir uns quilinhos

Você sabia que o consumo excessivo de alimentos por certas pessoas, em especial aquelas que estão acima do peso, podem não ser por apenas falta de vontade e de determinação em se policiar? Exatamente! Muitas delas pessoas têm suas tentativas frustradas por causa de uma sensação de fome realmente, e logo voltam a comer como antes, e até mais... Vamos ver por que!
Pesquisas apontam que alguns mecanismos fisiológicos e características específicas de certos alimentos podem levar as pessoas a comerem mais do que deveriam, burlando os sistemas fisiológicos que levam à sensação de saciedade.
Alimentos com excesso de gorduras saturadas, gordura trans, carboidratos refinados e alto teor de sódio, alteram a produção de insulina e leptina, hormônios responsáveis pelo controle do apetite e da saciedade. Eles promoveriam então, resistência à saciedade interferindo nas mensagens enviadas ao cérebro para que o organismo entenda que é hora de parar de comer. Daí complica, não é mesmo? Além disso, esses alimentos são pobres em fibras, vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
O controle do apetite e até das escolhas alimentares é bem mais fisiológico do que se imagina, por isto hoje vamos aprender como controlar a alimentação sem que ela nos controle. Nossa parte neste processo será escolher o que comer e como comer, o resto o organismo se encarrega ok?
Mastigue mais! A mastigação além de facilitar muito a digestão e a absorção dos nutrientes ainda faz com que a saciedade chegue mais rápida, inibindo o apetite de forma natural.
Consuma cereais integrais. Os carboidratos refinados como arroz branco, pão branco, macarrão, batata descascada e os açúcares entram muito rapidamente na corrente sanguínea e elevam a produção de insulina, o hormônio que controla a absorção de glicose nas células. Quando este hormônio é produzido além da necessidade estimula mais a vontade de comer para compensar. Então a dica é: consuma cereais integrais (arroz integral, aveia, pão de farinha integral), e isto irá evitar os picos de insulina no sangue e ajudara a controlar a saciedade.
Usufrua das gorduras boas. Todas as gorduras influenciam no processo de saciedade, uma vez que retardam o esvaziamento gástrico. Porém dietas ricas em gorduras saturadas danificam a região do cérebro responsável pelo controle da fome, enquanto os ácidos graxos monoinsaturados impedem a inflamação do hipotálamo, o que permite que a saciedade seja percebida claramente. Excelentes opções são o azeite de oliva, óleo de canola e óleo de girassol.
Aumente a ingestão de frutas e verduras. Estes alimentos além de extremamente nutritivos possuem fibras, estas são capazes de dar saciedade através de seu volume no estômago, evitando o consumo excessivo de outros alimentos de baixo valor nutricional.
Controle a ansiedade. Fazer uma refeição calma, tranquila e dar o tempo merecido para uma boa refeição, irá melhorar a sua sensibilidade para que quando a saciedade chegar, você não tenha comido mais do que deveria. Aproveite para saborear cada alimento, sua fragrância, textura e consistência. Relaxe! Você comerá bem menos e se beneficiará bem mais, tenho certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário