Diferencial

O Studio Oligoflora trabalha com a Estética Funcional para tratar as causas dos problemas estéticos e não apenas o problema superficialmente. Estamos no Conjunto Comercial Canoas esperando você. Fone:(51) 3059 5659 rs.canoas@oligoflora.com.br

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Alimentos Funcionais na redução de peso

Quando falamos em alimentos funcionais não há como desconsiderar particularidades fundamentais a respeito de Nutrição Funcional. A Nutrição Funcional baseia-se na individualidade bioquímica e nos aspectos genéticos de cada indivíduo, e tem como princípios básicos fatores como biodisponibilidade de nutrientes e equilíbrio nutricional.

Assim, a saúde individual pode ser alterada positivamente ou não pelas escolhas nutricionais que fazemos. É através destas escolhas que será possível minimizar aspectos genéticos desfavoráveis. Então, os alimentos funcionais, como o próprio nome sugere, são alimentos que devem apresentar propriedades medicinais e salutares, na forma de alimentos comuns, consumidos em dietas convencionais, mas que demonstrem capacidade de regular funções corporais, de forma a auxiliar na proteção contra doenças, bem como na redução de peso.

Porém, ressalta-se que o consumo destes alimentos produzirá efeitos diferentes em cada indivíduo, pois além dos aspectos genéticos já considerados temos também fatores fisiológicos envolvidos e que afetam diretamente na absorção ou nos resultados metabólicos provenientes da ingestão destes alimentos que são: saúde intestinal, saúde hepática, a presença de alergias e de patologias de base.

Desta forma, fica evidente que tão importante quanto o controle de calorias está à elaboração de dietas individualizadas, afim de que se ofereçam alimentos que contribuam com a manutenção da saúde. Dentre estes alimentos estão os que possuem aspectos funcionais, capazes de modular os desequilíbrios funcionais, tais como a obesidade. Estes atuam na melhora da sinalização intracelular de insulina, neutralização de radicais livres entre outras ações. Segue relação de alguns alimentos com propriedades funcionais que auxiliam na redução de peso:

Soja: Rica em arginina e glicina. Modulam a produção de glucagon mantendo os níveis de glicemia adequados.

Peixes: Ricos em ômega 3 responsável pela melhora da sensibilidade à insulina.

Chá verde e oolong: Aumentam as catecolaminas (catecolaminas são compostos químicos derivados da tirosina e que circulam no sangue. As mais conhecidas são a adrenalina, noradrenalina e dopamina). Estes alimentos conseguem promover o equilíbrio da liberação destes compostos favorecendo para a diminuição do estresse metabólico/ fisiológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário